Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Boas práticas de travagem - Sistema de travagem - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Boas práticas de travagem

AVISO

- Sempre que abandonar ou estacionar o seu veículo, deve, tanto quanto possível, puxar o travão de mão e engatar o veio de transmissão na posição P (Park) (caixa de velocidades automática), ou em primeira ou em marcha-atrás (caixa de velocidades manual). Se o travão de mão não estiver completamente puxado, o veículo pode mover-se inadvertidamente e magoá-lo a si ou a terceiros.

- Todos os veículos devem ter sempre o travão de estacionamento bem engatado quando estacionados, de modo a evitar que comecem a andar inadvertidamente e provoquem lesões nos seus ocupantes ou em peões.

- Ao deixar o lugar de estacionamento, certifique-se de que o travão de estacionamento não está engatado e que a luz do mesmo está apagada.

- Conduzir através de água pode deixar os travões molhados. Estes podem também molhar-se durante a lavagem do veículo. Conduzir com os travões molhados pode ser perigoso! O automóvel não parará com a mesma rapidez e pode descair para um dos lados.

Para secar os travões, aplique-os ligeiramente até voltarem a actuar normalmente, tendo o cuidado de manter sempre o controlo do veículo.

Se o travão não regressar à posição original, pare imediatamente logo que esteja em segurança e recomendamos ligar para um concessionário autorizado Kia.

- Não percorra descidas com o veículo desengatado. Isto é extremamente perigoso. Mantenha sempre o veículo engatado, abrande com os travões e reduza para uma velocidade inferior para travar com o motor e manter uma velocidade segura.

- Não conduza travando constantemente. Pode ser perigoso conduzir com o pé em cima do pedal dos travões, pois estes podem sobreaquecer e perder a eficácia de travagem. De igual modo, isso pode aumentar o desgaste dos componentes dos travões.

- Se um pneu se esvaziar durante a condução, aplique ligeiramente os travões e mantenha o veículo a direito e virado para a frente ao abrandar.

Quando já estiver a circular suficientemente devagar para o fazer em segurança, saia da estrada e pare num local seguro.

- Se o seu veículo tiver uma caixa automática, não o deixe rastejar em frente. Para o evitar, mantenha o pé com firmeza no pedal dos travões com o automóvel parado.

- Tenha cuidado ao estacionar num local inclinado. Engate bem o travão de estacionamento e coloque a alavanca da caixa de velocidades na posição "P" (caixa automática) ou em 1ª ou marcha-atrás (caixa manual). Se tiver o veículo a descer, vire as rodas dianteiras para o passeio para ajudar a impedi-lo de rolar para baixo.

Se tiver o veículo a subir, vire as rodas dianteiras na direcção contrária ao passeio para ajudar a impedi-lo de descair. Se não houver passeio ou tiver, por outras razões, de impedir o veículo de rolar para baixo, bloqueie as rodas.

- Em certas condições climatéricas, o travão de estacionamento pode congelar quando engatado. Isto é mais fácil de acontecer se houver uma acumulação de neve ou gelo à volta ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados. Se houver o risco do travão de estacionamento congelar, engate-o apenas temporariamente enquanto coloca a alavanca da caixa de velocidades na posição "P" (caixa automática) ou em 1ª ou marcha-atrás (caixa manual) e bloqueie as rodas traseiras para o automóvel não descair. Depois, desengate o travão de estacionamento.

- Não mantenha o veículo parado numa subida com a ajuda do pedal do acelerador. Pode sobreaquecer a caixa de velocidades. Utilize sempre o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.

    Veja também:

    Kia Picanto. Fechar a porta da bagageira
    Para fechar a porta da bagageira, baixea e empurre-a firmemente para baixo. Certifique-se de que a porta da bagageira ficou bem fechada. AVISO Antes de fechar a porta da bagageir ...

    Kia Picanto. Ruído e fumo
    Quando enchem, os airbags emitem um ruído sonoro e deixam fumo e poeira no ar interior do veículo. Esta situação é normal, resultando da ignição ...

    Modelos

    www.fourgonfr.com | 0.0195 | © 2017 Todos os direitos reservados